segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pedradas

Falta de sintonia
Quem acompanha diariamente a rotina da Prefeitura, conclui que o secretariado de Sérgio Ghignatti não vive às mil maravilhas. Alguns deles não se entendem e não concordam com procedimentos alheios. Os que estão aparecendo mais na mídia acabam causando a inveja de outros, que são acusados nos bastidores de atrasar burocracias que poderiam levar os trabalhos do Governo à frente. É por isso que as reuniões do secretariado, no início da semana, servem ainda para lavar a roupa suja, sob a mediação de GG.

Inferno dos CCs
1. Ainda no início do governo, o prefeito Sérgio Ghignatti avisou que a Prefeitura teria dificuldades financeiras para cumprir suas obrigações a partir de agosto. Naquele momento alguns CCs e FGs colocaram as barbas de molho, mas a maioria dos cargos de confiança não deu muita importância para o recado. Agora, quando até alguns secretários pregam a demissão, a aflição toma conta dos apadrinhados. Mesmo que uns e outros ainda dêem risada, muitos já estão se escondendo ou trabalhando como se fosse o último dia.
2. GG tenta tranquilizar os companheiros, mas já se prepara para cortar alguns nomes. Pelo manual da política, sabe-se que as demissões não funcionam como economia. Apenas provocam o enfraquecimento político e das coligações. Para evitar o pânico, o prefeito repete o discurso de outros prefeitos em crises semelhantes: os servidores são a alma da administração. Ao mesmo tempo, contribuintes reclamam de alguma operação tartaruga que esteja acontecendo na Prefeitura. Atitudes como deixar o cidadão esperando ou transferi-lo de setor inúmeras vezes detonam com a credibilidade do governo.

Perguntinha
Pode o prefeito Sérgio Ghignatti desconhecer que seus secretários não informaram à Câmara Municipal a lista de CCs, FGs e RPAs que a oposição vem implorando?

Placar
Governo GG está de bem com Ministério Público, mas peca na relação com a Câmara Municipal. Empate de 1 a 1.

Imprensa
O prefeito Sérgio Ghignatti tem de dar mais atenção a seu setor de imprensa, aproveitando melhor a boa vontade dos profissionais contratados, lançando mão de um plano de marketing e de prestação de contas de sua administração. GG tem de acelerar a política de divulgação das ações da Prefeitura. É para isso que existe um setor de imprensa, essencial para municiar a mídia a favor do governo e criar uma boa relação do prefeito com a comunidade. O radialista Eliseu Machado conduziu bem a campanha eleitoral na televisão e pode ser o homem capaz de acelerar este trabalho.

Textos originais de Vinícius Severo, editado por José Ricardo Gaspar do Nascimento para o Jornal do Povo.

Nenhum comentário: