quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Povão, vou desistir de vocês

Não posso condenar aquela família que entregou seu voto para pagar a conta de água. Eles não tinham o que dar aos filhos para beber, o que iriam fazer? Não posso condenar aquele senhor que vendeu o voto por um sacolão. O homem estava passando fome, o que ele poderia fazer? Mas posso condenar você, que estudou, que aprendeu, que entende do jogo e compreende a vida e deveria – ao menos – saber o que é melhor para seu futuro.

Quando você escolhe uma namorada, um empregado, você analisa os pontos fortes e fracos, as qualidades e defeitos, ou escolhe o que te oferece algum favor extra? Todos sabem que a corrupção existe, mas qual delas precisa ser combatida? Sinceramente, não tenho resposta a estes questionamentos.

Me surpreendi com a avalanche de comentários e opiniões sobre a eleição da rainha da Fenarroz. Viva a democracia de opiniões, mas criticaram tudo, disseram que os votos foram comprados, chamaram de vergonha a eleição. A experiência de vida me mostrou que não existem santos no mundo, nem coerência ou outras lições que nossos avós ensinavam. Houve compra de votos? Houve carona pras pessoas votarem? Ah, e isso nunca aconteceu numa eleição, certo? O que me enoja é que tudo isso sempre esteve na cara nos processos eleitorais e a escolha das gurias que vão representar a Fenarroz, com todo respeito, não vai mudar em nada o desenvolvimento da cidade.

Então, me pergunto, por que diabos as pessoas se preocupam tanto com isso? Por que a vaidade é mais importante que o futuro, que o bem comum? Eu não tenho respostas pra essas perguntas também, simplesmente por ter uma opinião formada, uma ideia, um legado e um aprendizado. É claro que a eleição não foi correta, mas e daí? Quem participou do jogo sabia desde o início quais eram as regras e se submeteu a elas. Gritar agora é bobagem.

Agora, povão, por favor... Quem sabe vocês se preocupam um pouco com a política. Lembrem que há 20 anos o muro de Berlim foi derrubado. Há 20 anos, uma foto chamou atenção do mundo: um chinesinho parado em frente a dezenas de tanques, perguntando “por que vocês estão aqui”. Há 20 anos, o Lula dizia a seguinte pérola “Collor, você é a maior mentira política desse país". Hoje, comemoramos a queda do muro e o Lula agradece a força que o Collor dá pra ele e discutimos a eleição da Fenarroz. Sinto muito, povão. Larguei vocês de mão.

5 comentários:

Unknown disse...

Puta texto!

Rogerio Colombelli Mielke disse...

Graças a Deus que a liberdade de expressao existe e eu nao preciso ficar quieto pelos fatos que axo incorreto. Cabe a nos simm reclamar e criticar o que nos deixou insatisfeito e indignado.Esse é um evento que pra alguns nao sao importantes mas pra outros sao de extrema importante, cabe ao ouvinte das reclamaçoes nao pensar somente no seu nariz e lembrar que o que é importante para ele pode nao ser para outra pessoa ou vice versa...é tudo uma questao de conceito.

Rogerio Colombelli Mielke disse...

Putzz escrevi tudo errado, mas vcs entenderam neah auhauha, agora é meio noite e to podre de sono, naor reparem. Abraços

Bruno Borchhardt Müller, disse...

Condordo plenamente com tua opinião. Após os resultados sempre há os hipócritas para criticarem algo comum, mas que não se esforçam para mudar. Sou contra este modo de escolha das soberanas da fenarroz, mas, sinceramente, não teci comentários, por achar que temos problemas muitos mais sérios para enfrentarmos em Cachoeiera do Sul. Não perco tempo com bobagens!! Entretanto, Cachoeira, historicamente, perde! Que pena! Parabéns pelo texto! abraço!

AWWF disse...

não opina que tu tava de ressaca, vinícius. hahaha