terça-feira, 7 de junho de 2011

Ronaldo: o craque entra para a história

Terça-feira, 7 de junho de 2011. Neste dia um dos maiores craques de futebol dos últimos tempos fez seu último jogo oficial, despedindo-se da camiseta da Seleção Brasileira - a amarelinha que tantas fezes brilhou em seus gols. Recordista, craque, goleador, exemplo de determinação, garra, talento e dedicação. Talvez qualquer qualidade que seja destacada possa acabar parecendo clichê, mas em um país que ao longo dos anos vem enfrentando uma carência de heróis, Ronaldo foi um.



As chuteiras que tantos cortes deram em adversários, deixando-os caídos no chão, perdidos em movimentos diretos e objetivos rumo ao gol, também acariciaram muitas bolas, levando-as para o fundo das redes. Não foram poucas vezes, Ronaldo foi o maior das copas, foi melhor do Mundo no futebol. Levou o Brasil ao lugar mais alto da sua área de atuação. Fui um dos que assistiu à derrota para a França e poderia ficar aqui citando teorias da conspiração, mas prefiro aceitar simplesmente que sejam coisas do futebol.





Ronaldo foi dado como acabado após as fraturas sofridas nos joelhos. Não acreditavam mais nele, não voltaria a jogar futebol. O problema de duvidar dos herois é que eles são invencíveis e Ronaldo voltou. E assombrou, calou críticos e fez um país sorrir novamente com o pentacampeonato. Ronaldo será lembrado pelos gols, pelas jogadas, pelos dribles. Mas eu vou lembrar também de como ele reagiu aos críticos, sempre em silêncio e com trabalho. Poucos perceberam essa lição e para mim isso ficou como exemplo de humildade de um cara que poderia mandar todo mundo para o inferno.





Acho que Ronaldo deve e merece ser lembrado pelas vitórias que conquistou ao se aposentar do mundo da bola. Até mesmo longe de sua forma ideal ao jogar no Corinthians ele levou a equipe a conquistar títulos importantes. É esse resultado, no final, entre as derrotas e as vitórias que mostra o quanto alguém conseguiu ser grande. É o que você deixa para a história que marca a sua passagem. Ronaldo marcou sua história com gols, com uma trajetória de sucesso e alcançou muitas vezes o lugar mais alto. Ronaldo alcançou a marca de incontestável do esporte. E isso não será nunca mais tirado, está escrito. Terça-feira, 7 de junho de 2011, um dia para a história.





Nenhum comentário: