Há diversas formas de fazer uma pessoa sorrir: o ponto de partida pode ser uma simples piada. Se for realmente boa, é bem possível arrancar uma gargalhada e junto com ela conquistar a simpatia do interlocutor. Até mesmo o ser mais fechado é capaz de deixar seu gelo derreter. Para isso, é preciso provocar uma sensação tão intensa que seu corpo transborde e ele não consiga mais se conter – acabando por revelar lentamente sua emoção, através dos lábios que vão se mover em simetria perfeita com os olhos. Provocar um sorriso, arrancar a alegria de alguém, é uma das coisas incríveis do ser humano.
Pode ser um filme, uma música ou a repetição diária do carinho de um amor. Até mesmo um texto, com belas, sinceras e delicadas palavras encaixadas através de pensamentos tímidos pode fazer isso. O fato é que em qualquer momento temos a capacidade de provocar a mudança na fisionomia de alguém, transformar seu dia cinza e chuvoso em uma tarde de sol em que até o arco-íris rouba a cena, mesmo que não exista um pote de ouro no final. Nossas ações, frases, movimentos podem ser capazes de arrancar também aquela felicidade contagiante que arranca as lágrimas mais doloridas de nosso coração. Uma das coisas incríveis do ser humano é que as lágrimas não são tão doloridas quando nos machucamos fisicamente, e sim quando nossa alma é quem sofre.
Por mais esforço que se faça, nem sempre será possível provocar as melhores sensações e emoções em quem amamos. Não seremos perfeitos a ponto de evitar que nossos entes queridos fiquem magoados. No fundo, vamos acabar decepcionando provavelmente as pessoas que mais gostam de nós, e isso é natural, talvez inevitável mesmo. Mas uma das coisas emocionantes do ser humano é sua capacidade de mudar e de se transformar. E de ser contagiado pela emoção de quem está ao seu lado e de contagiar quem está a seu redor.
Você já beijou alguém com tanta intensidade que sentiu vontade de chorar? Já ouviu uma música que lembrou alguém que partiu há muito tempo e se emocionou? Ficou pensativo durante um bom tempo após um filme que provocou indignação, admiração ou que abriu seus olhos para uma realidade até então desconhecida? Já foi tocado por uma poesia, um livro ou uma frase que acabou tomando como um lema? Impossível responder não a qualquer uma destas questões, pois uma das coisas mais incríveis de sermos humanos é nossa capacidade de nos emocionarmos a todo momento. E se o sentido da vida não estiver ligado a nada disso, nossa vida não deve ter mesmo muito sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário