Ninguém resiste a um bom elogio, aquele sincero que lê um detalhe imperceptível para a maioria das pessoas. Só um coração muito fechado para se fazer indiferente diante de um afago. Um sorriso diferente, uma jogada de cabelo ou um gesto carinhoso... Demonstrações públicas de afeto, a capacidade de discutir um assunto sem impor opiniões e até mesmo saber aplicar uma piada no momento certo. Para mim, são todas situações dignas de um elogio.
O “golpe” de elogiar não pode ser dado indiscriminadamente como os desvios de dinheiro no poder público. Recomendo que usem ele com moderação, assim como nos orientam a beber a cerveja naqueles comerciais cheios de mulheres seminuas (aliás, é preciso mesmo se formar em Publicidade para produzir aquilo?). É claro, imagino que ninguém vai acreditar em alguém que passa o tempo todo elogiando. Mas vocês, leitores que eu amo, não imaginam a importância que um elogio simples pode fazer na vida de uma pessoa. Se não na vida, ao menos no dia, no ego, enfim.
Uma coisa que sempre me deixou curioso era a forma como as pessoas mais propensas a serem elogiadas, as mulheres realmente lindas por exemplo, recebiam os elogios. Tirei essa dúvida na noite de ontem, com uma linda. Antes, eu tinha o maldito preconceito de que uma pessoa linda não dava importância aos elogios que recebe. Imaginava eu, do fundo de minha ignorância, que isso aconteceria porque as lindas estariam acostumadas aos galanteios. Terrível engano.
Não é assim, confessou minha interlocutora. “É bom sempre”, frisa ela, declarando-se uma amante incorrigível de elogios. E foi mais adiante, algumas vezes elas conseguem sacar quando o elogio é só uma estratégia e não tem nada de alma nas palavras. Aí, sim, concluí, o elogio se torna totalmente dispensável por quem quer que seja. Até porque ser elogiado é uma maravilha, mas ter o saco puxado é, com o perdão da redundância, um saco. Então, se for para elogiar, que seja de verdade, não temos o direito de entrar na vida de uma pessoa e não transformar ela com algo positivo, mesmo que por alguns segundos.
2 comentários:
Simplismente adoreei, hehehe!!!!
Muito bom Vini! Faz muito sentido tudo que tu escreveu, adorei! Beijo!
Postar um comentário