segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Heróis cachoeirenses dos quadrinhos mostram superpoderes na capital





Desenhistas Jader Corrêa e Matias Streb participam do evento Mutação, especial para fãs de quadrinhos, na Feira do Livro de Porto Alegre

Por Vinícius Severo, reportagem publicada no jornal O Correio












Dois desenhistas cachoeirenses vão figurar na Feira do Livro de Porto Alegre, no próximo dia 2 de novembro. Em um espaço voltado especialmente, na Casa do Pensamento, junto ao Cais do Porto, Matias Streb, 27, e Jader Corrêa, 40, chargista do jornal O Correio, estarão na oitava edição do Mutação, um encontro de desenhistas e vão falar sobre sua experiência nos quadrinhos e sobre seu trabalho com as vendas de sketch cards para empresas de entretenimento como a Marvel e DC Comics, conhecidas por lançar os principais super-heróis do chamado “comics americano”.
Desenhistas desde pequenos, Jader inclusive brinca com a arte dizendo como enveredou para o caminho. “Na verdade, todo mundo nasce desenhando. O desenhista somente continua fazendo isso”, comentou. Formado em Artes, Jader lançou juntamente com Matias e Carlos Francisco Moraes, também colunista em O Correio, uma revista própria, Alexandria, que pode ser encontrada na Revistaria Nascente.
TRABALHOS – Hoje, os dois atuam com a venda de sketch cards, pequenos cartões de super-heróis, para os Estados Unidos, possibilidade que surgiu após passarem pelo curso da Dinamo Studio, de Porto Alegre. São de 50 a 150 cards em cada remessa, trabalho que leva de dois a três meses para ser concluído, feitos com aquarela e canetinha.

Heróis de bengala
Se for levado em consideração a questão histórica, a maioria dos heróis que conhecemos dos quadrinhos e que acabam invadindo as telas do cinema, todos eles seriam idosos hoje. Os primeiros a fazer sucesso entre os fãs foram o Superman, Batman e a Mulher Maravilha, ainda no final da década de 1930. Estes são os chamados heróis da age of gold (era de ouro).
Após a segunda guerra mundial, começaram a surgir personagens como o Lanterna Verde e Flash, além de começar a ser formada a Liga da Justiça. Ainda entre a década de 1940 e 1960, surgiria o Capitão América. Jader explica que um dos heróis dos quadrinhos mais recente a ficar conhecido foi Wolverine, o mutante das garras afiadas, na década de 70.


OFICINAS
O desenhista Matias Streb dá oficinas de desenho gratuitas junto ao Círculo Operário Cachoeirense. O mesmo trabalho é desenvolvido no programa Mais Educação, da Escola Angelina Salzano Vieira da Cunha.








CURTIU
Para quem quiser encomendar quadrinhos, pôsteres ou contratar os desenhistas os contatos são matiasstreb@gmail.com e alexandriaquadrinhos@gmail.com.


Nenhum comentário: