domingo, 21 de novembro de 2010

Geração (des)informada?

Estamos saindo de 2010. Tenho certeza que lá no passado, quando tinha uns 12 anos e assistia ao Chaves no SBT, eu pensava que existiriam carros voadores em meados dos anos 2000. Sou de uma geração que cresceu bebendo Coca-Cola, vivi sempre ouvindo os adultos menosprezando a capacidade dos jovens (isso ainda acontece) e entre os fatos históricos que acompanhei posso destacar a derrubada de um presidente do país, embora na época não tivesse muita noção do quanto isso era grave.

Acho que essa “noção de mundo“ é uma das principais mudanças que a era digital, a era da informação, consegue provocar na cabeça de muitos adolescentes. Nós temos contato com o mundo e a partir de um clique descobrimos tudo que acontece no nosso país, fora dele e se existisse vida em outro planeta, como os malucos de Hollywood insistem em nos convencer, tenho certeza que um site já teria postado a notícia no Twitter. A geração atual não é desinformada como o título dessa coluna provoca. A geração de hoje possui uma arma poderosa em suas mãos, uma janela para o mundo em sua frente e a usa a maior parte do seu dia. E fazem isso enquanto seus pais imploram para que saiam do computador. Mas por que, senhores pais? A informação está ali, o mundo está ali dentro.

Há 12 anos, mais ou menos, eu não acreditei quando os vanguardistas disseram que seria analfabeto no futuro quem não soubesse usar um computador. Hoje, eu estou convicto de que a inclusão digital e o uso correto desta ferramenta podem transformar a sociedade jovem.

E a criação deste portal, uma inovação em Cachoeira do Sul, uma cidade conhecida pela falta de empreendedores, é uma prova disso. O CH Web Shop nasce da iniciativa jovem, e consegue conquistar a atenção do mercado como um todo. Sim, a internet é a galinha dos ovos de ouro e eu acredito que ela é capaz de transformar a realidade da nossa juventude em todos os níveis sociais. Isso vai acontecer com a ajuda de outras forças, com a ação conscientizadora dos pais, com o aprendizado na sala de aula, com a curiosidade de descobrir novidades, com a vontade de expressar ideias e principalmente o desejo de crescer. Hoje, estou na função de editor do único jornal jovem de Cachoeira, e a experiência neste trabalho me fez perceber que a sociedade precisa olhar para os jovens com esperança, sim, e não com olhar de reprovação.


Ah, este texto também pode ser visto no portal CHWebShow www.chwebshop.com.br

Nenhum comentário: