Provavelmente, depois de eleito, todo político lê um manual como este, ou outro pior. Os eleitores normalmente se surpreendem com as coisas que eles prometem e não cumprem, com a falta de ações, com o populismo, mas tem tanta atitude imbecil que fica difícil entender a capacidade deles para serem boçais. Isso quando não são corruptos, mas isso me chateia demais para abordar aqui.
No manual do político burro, está escrito que uma das primeiras atitudes a serem feitas após a eleição é não tomar atitude nenhuma. A ideia é revirar o governo atrás de furos do seu antecessor. Depois, ele pode brigar com a imprensa porque não gosta que seus erros administrativos sejam noticiados. Então, ele aproveita o tempo de blindagem natural enquanto as urnas ainda estão quentes.
A próxima estratégia do político burro é se cercar de aproveitadores que na maioria das vezes pouco ou nada fazem. São os chamados terneiros, criaturas que passam sua vida levantando uma bandeira para ter finalmente seu dia ao sol, ou a uma teta. Alguns militantes políticos, não todos, só pensam nisso. No dia em que terão um cargo público para descansar e os políticos burros adoram este tipo de canalha.
Depois, levado por sua falta de inteligência, o político burro não dá continuidade aos bons projetos de governos anteriores, por ciúmes. Ou, se for mais inteligente, ele só muda o nome do projeto, preferencialmente a um termo populista que caia no gosto do povão.
E as estratégias não param por aí. O político burro vai colecionando inimizades com figuras estratégicas de sua sociedade. Na sua frente, o político não tem nada de burro, ele é malandro, bajula, agrada. O problema é que ele não é capaz consegue evitar falar bobagens quando está em grupo.
Como seu brilho não ilumina uma caixa, ele precisa aparecer falando mal dos outros. E sempre tem alguns terneiros por perto para fazer coro ao que o chefe disse. Afinal o patrão pode o despedir a qualquer momento. Mas é claro que de burro mesmo nenhum político tem nada. Ora, eles recebem a grana de otários que nem os criticam quando ele faz merda ou fala a palavra merda. Acho que passou da hora de político eleito ser encarado como estrela e passar a ser cobrado por suas promessas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário