segunda-feira, 17 de março de 2014

Aprender com as crianças

A gente deveria aprender muitas coisas com as crianças. Porque se pararmos para pensar o mundo ficou como está porque educamos as crianças de forma errada. A corda esticada parece que vai arrebentar a qualquer momento com a sucessão de preconceitos e discriminações que rolam o tempo todo.
Quer saber. As crianças não ligam para a sua cor, se você é preto ou branco. Nem pra classe social. Elas não estão nem aí se você chegar na casa delas num carrão, a pé ou de bicicleta. Mas elas vão chorar se você as tratar mal. As crianças não tratam outras mal porque elas gostam de funk, não rola essa discriminação estúpida. Elas acham maneiro o barulho que toca e dançam. A maldade está é na sua cabecinha e no que colocaram nela.
Temos mais a aprender do que a ensinar, sem dúvidas. Não fosse a irresponsabilidade por não conhecerem as consequências de seus atos, as crianças seriam muito melhores que os adultos. Elas não falam mal de outras crianças, não se importam se a outra é gorda, baixinha, se engatinha errado. Elas sabem o é o amor é. E não tem nada a ver com essa complicação que você inventou pra justificar suas mancadas. O carinho delas será de quem as tratar bem, simples assim. E há explicação mais objetiva? Crianças não enganam, não roubam, nem acusam ninguém de ter feito o que elas fizeram. As crianças sentem quando alguém não gosta delas e não fingem gostar destes monstros.
O mundo muda todas as crianças. Um relacionamento mal sucedido acaba com as ilusões da garotinha apaixonada, que decide viver o tempo que perdeu. Um golpe bem dado pelo vizinho fere as ilusões do trabalhador que acreditava que era do seu suor que viria a felicidade. O jogo do time do coração faz com que as crianças não lembrem que todos eram amigos e acabem entrando numa onda de violência. Uma piada boba não faz a criança rir, como deveria ser natural, mas sim processar quem a contou. O mundo se torna tão mesquinho que parece maldade colocar uma criança nele...

Nenhum comentário: