sábado, 16 de fevereiro de 2013

O que acontece quando o amor termina?


Aliás, será que amor termina? Se for amor mesmo, não termina. Ao longo da vida, você aprende que o amor é daqueles sentimentos cujas variáveis são infinitas. Dia desses, amei um comentário de um mecânico sobre meu carrinho velho, tanto que esse momento está eternizado na minha cabeça. Tenho amor às coisas que conquistei com dificuldade e ao trabalho que exerço, muito embora muitas vezes ele me decepcione profundamente. E eu não deixo de amá-lo. Amo meus amigos e até tenho esperança que os inimigos se juntem na minha trincheira. Não consigo desapegar, e nem gosto desse termo que virou modinha nos últimos tempos. 



Mas quando falo de amor, falo do sentimento de um casal. E eu vou insistir nesse tema porque o mundo anda precisando de amor. Sinceramente, sem nenhuma hipocrisia: pense em um longo relacionamento que você teve e que acabou. O relacionamento até pode ter chegado ao fim. E quanto àquelas noites em que vocês se viram para matar a saudade? Não era só pelo sexo, e vocês sabem muito bem. O namoro pode ter chegado ao fim. O amor não. Você não deixa de amar um parente quando ele morre. Não se deixa de amar alguém porque você foi traído, mas você tenta. E se sente estúpido por não conseguir. Vocês já notaram como esse sentimento é incrível, único, singelo e capaz de superar o orgulho, a raiva, o rancor?
Amor não termina e ponto final. Relacionamentos acabam todos os dias e durante um bom tempo, se houver amor, um dos dois vai fazer coisas somente para chamar a atenção do ex. Exibir outra pessoa para provocar ciúmes, as indiretas espalhadas por todos os cantos nos tempos de internet. Uma dica: em vez de mandar indiretas, envie flores, vivas, coloridas, com um cartãozinho e um pedido de desculpas, mesmo que você não tenha errado. Ah, alguém vai dizer que não vai se humilhar. Ok, se prefere ficar em casa chorando apesar de amar aquela pessoa que dividiu alguns dos melhores momentos da sua vida. Existem táxis, ônibus, bicicletas e tênis para você correr atrás de quem ama.
Mas não respondi à pergunta do título. O que acontece quando o amor acaba? Se acabar (e demora porque ferimentos profundos demoram a cicatrizar) você segue em frente e tudo vira uma memória. Ainda sou do tempo em que um relacionamento não era descartável como copo plástico. Se tiver algo na vida que vale a pena se esforçar é o amor. Aquele que dividiu a alegria e a tristeza, a saúde e a doença, a festa e a ressaca, a confiança e os ciúmes. Amor não acaba, mas se acontecer a culpa também é sua.

Nenhum comentário: